terça-feira, 30 de novembro de 2021

A Torcida Rubro-Negra é mesmo Surpreendente!

Por Belarmino Mariano.
Após  a derrota para o Palmeiras, pela Libertadores da América, no último sábado,  a torcida do Flamengo é madura e forte e coloca 47 mil fanáticos no Maracanã, fazendo uma demonstração de que somos Flamenguistas, tanto na derrota, quanto na vitória.
O jogo foi Flamengo 2 x 1 Ceará. Esse urubu é carne de pescoço. Quem disse que tudo estava perdido. Não sabe o que é ser Flamenguista. Se quiser cantar vitória não fique esperando pela Nação. Contrate juízes, VAR e vá ciscar em outro terreiro. Aqui o Urubu voa alto. 
Parabéns Andréas Pereira e todo o time do Flamengo, por acreditar na força dessa Nação Rubro-Negra e não baixar a cabeça para as adiverdades, pois tua glória é lutar.
Verdade seja dita, essa torcida do Flamengo é surpreendente mesmo. Enquanto alguns torcedores nutellas se calaram diante do Palmeiras, mais de 47 mil encheram o Maracanã nesta terça-feira para torcer e levantar o time. 
Inclusive o garoto Andréas Pereira, ergueu a cabeça e enfrentou essa massa rubro-negra olho no olho, se redimindo do seu erro e sendo ovacionado pelo que já fez e poderá fazer pela Nação.
O galo achava que cantaria vitória hoje, caso o Flamengo empatasse ou perdesse para o Ceará. Foram até para os bares de BH festejar antes da hora e quebraram a cara direitinho.
Digo mais, se esse campeonato fosse justo e eliminassem os 15 pontos do VARGalo e as penalidades inexistentes apitadas ao galo mineiro, essa tabela seria outra e provavelmente o Atlético estivesse lutando para ficar entre os cinco ou seis primeiros. Mas as crípton-moedas compram muita coisa e calam a boca de muita gente.
Também vimos que o treinador anterior, parece que estava sendo pago pelo patrocínio da Havan, pois fomos eliminados pelo Atlético da Havan, facilitou para o Grêmio e tropeçamos para os de baixo da tabela do Brasileirão. Tchau Renato Vacilão, se junta ao Grêmio e vai pra série B. 
Agora é aguardar a volta de Jorge Jesus, repatriar Gerson, trazer Pablo Mari no mesmo vôo e ponto final, pois isso aqui é FLAMENGO!
Sugestão de Leitura: O Flamengo e a Arte da Guerra


domingo, 28 de novembro de 2021

Derrota do Flamengo na final da Libertadores foi Prejuízo para a economia do Brasil.


Por Belarmino Mariano.
Os comerciantes uruguaios ficaram assustados e felizes com a invasão dos Flamenguistas em Montevideo. 
Por algumas entrevistas nas TV's e portais locais, ficou tudo lotado por lá. Até abrigo de idosos hospedou torcedores Rubro-Negros.
Os bares, restaurantes, casas de show, motéis, táxis, aplicativos e ônibus urbanos, estavam sempre lotados, gerando um faturamento gigante, pois entre a quarta-feira e o sábado, dia de 27/11, a cidade de Montevideo e cidades vizinhas, foram invadidas positivamente por mais de 20 mil flamenguistas. 
De acordo com o levantamento de autoridades locais, a proporção era de 10 flamenguistas para 1 palmeirense e vale salientar, que muitos torcedores do porco só chegaram no sábado, gerando pouco movimento.
Estoques de bebidas e de comidas foram acabando rapidamente, gerando um grande aumento de preços e garantindo um bom lucro para o comércio local.
No Brasil, com a derrota do Flamengo na final por 2x1, tivemos o inverso do comércio uruguaio que lucrou muito com a festa anterior ao jogo.
Mais de 44 milhões de Flamenguistas, como sempre fazem com os títulos do Mengão, estavam em uma grande espectativa de festejar o Tri-Libertadores  Rubro-Negra, mas a derrota, obrigou a gigantesca torcida a desanimar. Com isso, donos de bares e restaurantes não ganharam o esperado e viram seus estabelecimentos esvaziados bem mais cedo.
O Palmeiras, com uma torcida inferior a 10 milhões, concentrada basicamente em São Paulo e bem menos eufórica fez um movimento insignificante, se comparado com o próprio movimento de Flamenguistas, antes da partida.
A Nação Rubro-Negra, com cerca de 44 milhões de torcedores, significa a terceira maior população da América do Sul, perdendo apenas para o Brasil (218 milhões) e Colombia (50 milhões).
Até outros países como Portugal e Espanha, sentiram com a derrota do Flamengo, pois são mais de meio milhão de Flamenguistas espalhados pelo mundo e que se preparavam para festejar o Tricampeão para o Urubu-Rei.
Sem o título para o Flamengo, tivemos um domingo vazio e apático. 
Só no Rio de Janeiro, eram esperados nas ruas Cariocas, mais de 3 milhões de Flamenguistas para receber os jogadores. Imaginem o fracasso sofrido pela economia dos grandes, medios e pequenos centros urbanos espalhados pelo Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil?
Com os Rubro-Negros tristes pela perda do título, a economia do final de semana foi um fracasso. 
Os pés frios desse desgoverno e o vacilão do técnico Renato Vacilão, foram alguns dos culpados pelos prejuízos do Mengo não ser campeão.
Agora vamos esperar 2022, com Jorge Jesus no comando do Flamengo e Lula no comando do Brasil, pois só assim, veremos melhoras econômicas e festas de novos títulos para a Nação Rubro-Negra.

Andréas Pereira - Falhas acontecem até com os mais experientes.

Por Jr. Ridriguêz e Belarmino Mariano.
Vejo muitas críticas a "Andréas Pereira", mas no meu intender o incompetente no Flamengo é "Renato Portaluppi", técnico pra time pequeno não tem competência para dirigir um elenco de 200 milhões.
Andréas Pereira é um jovem monstro de jogador e um erro não iria acabar com isso, depois vem aqueles torcedores  "Fanta falar" -Ah Eu Nunca Critiquei". Torcedor de verdade não faz isso, esta com o time apoiando na vitória e na derrota. Futebol é isso uma hora você ganha outra Perde!
Agora vamos para ideia de erros que estão querendo atribuir ao jovem Andréas Pereira. A cena aponta um primeiro erro, um deslize do jogador ao recuar a bola para o goleiro. 
Erro 02 - o recuou já veio do zagueiro David Luiz, que estava mais adiantado que o volante. Um erro de posição.
Erro 03 - o volante era o último jogador da defesa, logo temos um grave erro técnico. Quado um treinador deixa a equipe completamente sem retaguarda, os erros podem ser fatais. Provavelmente o Renato Gaúcho orientou o experiente David Luiz a avançar mais, deixando a defesa em aberto, quando o Palmeiras já havia adiantado suas linhas.
Foi isso que aconteceu com o segundo gol do Palmeiras. O jogador falhou, pois falhas acontecem, mas a cena é completamente clara, o treinador orientou o time ao completo e desesperado avanço da equipe, mesmo com um empate garantido e o adversário avançando suas bases contra o Flamengo.
O Técnico fracassado, esperava que a boa equipe do Flamengo, pudece limpar a sua barra que já estava mais suja que pau de galinheiro.
O garoto Andréas Pereira cometeu um erro. Pior foi o incêndio com os garotos do ninho. Um erro pra nunca mais esquecermos, pois levou a vida de um time completo de meninos.
Andréas Pereira continua conosco e já nos deu muitas alegrias como aquele gol de falta e ainda vai continuar nos alegrando.
#Nação_Com_Andréas
#ForaRenato

sábado, 27 de novembro de 2021

Flamengo Bonzinho da Nação

Belarmino Mariano.
Primeiro vamos perguntar: E agora Renato Gaúcho? Nem Copa do Brasil, Nem Libertadores e nem Brasileirão? Perdeu Playboy, vacilão, pois não sabe ser técnico de verdade. Uma equipe que há seis meses vive de sorte e vacilo, com um time previsível que virou presa fácil nas mãos e nos pés dos adversários.
Essa imagem de um urubu cheio de ouro no pescoço é a cara do Renato Gaúcho, que se acha o malandro do Rio, mas conseguiu afundar um time de 200 milhões. O Malvadão virou malvadinho para o porquinho do conto de fadas. "MALANDRO É MALANDRO E MANÉ É MANÉ". Nesse caso, o mané foi o Renato que nos fez de manés em todo o Brasil.
Estávamos com todo o time titular, bem igual ao de 2019, mas estava faltando um técnico. Como pode o time jogar 90 minutos sem a defesa plantada entre a intermediária e o seu próprio campo? Isso foi fatal para o primeiro gol do Palmeiras e para todas as derrotas sofridas ao longo dos campeonatos perdidos.
Com excessão do Campeonato Carioca, que vencemos basicamente com o Sub-20, perdemos 100% dos títulos disputados, com a melhor equipe do Brasil. Um técnico sem técnica e sem táticas. Um treinador boçal, amiguinho de jogadores, mas sem convencer ninguém do seu trabalho.
O Renato Gaúcho, conseguiu, em seis meses, destruir uma equipe que tinha tudo para ganhar todos os títulos, mais Renato Gaúcho, tornou a Nação Rubro-Negra vice de tudo.
Alguém pode dizer que estou desvalorizando o treinador vacilão, só por causa da derrota. Digo a todos, escrevi um artigo completo, sobre (o Fla e Arte da Guerra), alertando para os graves erros do péssimo treinador, que pousava de técnico da Nação.
Não é discurso de perdedor ou de derrotado. Pois uma vez Flamengo, sempre Flamengo. Sou Rubro-Negro de carteirinha e acompanho tudo da Nação. Ou seja, dedico meu tempo e minhas emoções ao Mengão do meu coração.
Na verdade, os jogadores do Flamengo jogaram muito, fizeram uma ótima partida, controlaram 76% do jogo, mas não podemos ficar dependendo de sorte, dependendo de time retrancado e deixar a nossa equipe completamente sem defesa.
Como o Flamengo, uma vez ou outra, ganhava umas partidas, empatava e perdia outras por vacilos, parecia que estava tudo bem, mas não estava, pois a equipe do Fla, ainda joga com as poucas táticas e estratégias que Jorge Jesus, deixou  nos jogadores. 
Mas, nestes tempos do Gaúcho, parece apenas um bando em campo, sem ninguém pra orientar e feito vândalos, entregues as batalhas sangrentas. Vejam que foi o período com mais jogadores entregues ao setor médico do clube.
Ou seja, faltou o pulso forte de um treinador para comandar a equipe. Coisa que em pouco tempo Jorge Jesus fez, em que, o Fla ganhou quase todos os títulos em que dusputou.
Onde estava o psicológico dos jogadores? Não estou querendo culpar a equipe, pois sei que é excelente, mas parece que o Flamengo precisa investir ainda mais nesse setor, o emocional do time ficou no primeiro gol do Palmeiras.
O Flamengo parecia um verdadeiro bando ou uma falange lutando à própria sorte. Um time com muita experiência e arrisco dizer, com peças chaves melhores que em 2019, ao exemplo de David Luiz e Michael, entre outros. Já na prorrogação e o que Ramon e Diego Ribas estavam fazendo no Banco? Era a hora de colocar mais experiência em campo, observando as mudanças do adversário, mas o treinador estava na beira do campo, com a mãe no bolso, esperando por mais um gol.
A garra e o talento individual, não ganha campeonato, pois o futebol é um esporte de equipe e de estratégia, técnica e tática.
A torcida Rubro-Negra fez a sua parte em todos os momentos, vestiu o manto, esfolou o bolso, mas era consenso, que estávamos jogando com um técnico entreguista, polpador e sem noção de mechidas.  Acreditando na sorte e em São Judas Tadeu, invadiram o Uruguai, pois era o sonho de uma história de 40 anos, que consagrou Zico e seus companheiros no mesmo Estádio Centenário. Mas a história não se repete, apenas se renova e nem sempre é para melhor.
O Palmeiras continua sem copinha e sem mundial, mas um grande presente de Natal foi entregue ao porco, não pelo erro específico de Andréas Pereira, mas pela previsibilidade do Flamengo. 
Não culpo o Andréas, pois perder esse jogo era previsível, desde o começo. O Flamengo do escalador Renato Gaúcho, jogou do mes jeito. Até o Michael que poderia desequilibrar o edversário, só entrou quando a coisa já estava feia mal posicionado.
Nessa história de conto de fadas, o Flamengo era o lobo Malvadão, mas os porquinhos foram mais espertos, sagazes e ardilosos.
Poderíamos ter disputado a Libertadores com o Cuiabá ou a Chapecoense e ter perdido do mesmo jeito (com todo respeito ao Cuiabá e a Chapecoense), pois, jogamos do mesmo jeito, sem técnica e sem tática.
Chegamos a libertadores no bambo, na sorte e nas estrelas da equipe. Mas perdemos a final, diante de um treinador que acredita na Terra Plana e apoia negacionistas e fascistas. Um técnico ilusionista e vaidoso, sem esquema tático, sem estratégias, que deixou a equipe a própria sorte, assim como os brasileiros estão desgovernados.
Um técnico com 25 anos treinando time pequeno, que tinha que escolher ou priorizar campeonato. Veio para uma equipe de 200 milhões, com ideias atrasadas, com pensamentos retrógrados. Com um DVD na cabeça, quando o mundo já se encontra todo digital e em 5G. Quem danado ainda tem um DVD em casa? 
Perdemos para um time que jogou igual ao juventude, ou qualquer outro time que se enconntra na zona de rebaixamento do Brasileirão.
O mérito do Palmeiras, foi jogar igual as hienas, que sabendo serem mais fracas, ficam na espreita, esperando os erros e vacilos dos leões, para lhes roubar a caça. Também conseguiram por um golpe de sorte e pelo escorregão de um dos leões mais jovem do bando. 
Entre o sábado e o domingo, o Brasil inteiro poderia ser uma apoteose, mas o Palmeiras não tem torcida pra isso. Então, os bares, restaurantes e praias tiveram um final de semana apagado.
Acabou para esse treinador ao estilo "leão Scar", vaidoso, sarcástico e egoísta, que queria se passar pelo "Rei Leão, o pai de Simba", empurrando o Urubu-Rei do penhasco para as hienas e os porcos fazerem a festa.
Ainda digo mais, o Flamengo perdeu pra ele mesmo. Parece até que o Renato Gaúcho, conseguiu se vingar dos 5x0 que levou do Flamengo do Jorge Jesus. E, ainda tivemos o Azarado do veio da Havan. Onde esse véio toca a coisa apodrece, vejam o que aconteceu com o Vasco da série B. 
#ForaRenatoGaucho
#ForaVeiodaHavan
#ForaBolsonaro
#VoltaJesus!
Aqui é FLAMENGO, no Amor e na dor.
Aqui é FLAMENGO na vitória ou na derrota.
Aqui é FLAMENGO até morrer.

Veja outro artigo sobre o Flamengo e a Arte da Guerra

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Montevideo na Libertadores é a capital Rubro-Negra.

Por Belarmino Mariano.
Milhares de Flamenguistas já estão em Montevidéu e fazem a festa na terra de Arrascaeta, que se transformou na capital do Flamengo.
Amanhã às 17:00 HS. Teremos a final da libertadores 2021 e o Tri Libertadores para o Flamengo.
Os uruguaios estão muito animados com a torcida do Flamengo. Já ensaiam músicas tipo, "na Liberta vamos comer 🐷".
A grande torcida do Flamengo em Montevideo, já ultrapassou os 20 mil, uma pequena mostra grátis dos 45 milhões que se espalham pelo Brasil e o mundo. Além dos rivais paulistas, que também estão querendo ver o porco bem passado no bico do urubu.
Esperamos que esse nosso técnico apresente boas estratégias, pois se for como no jogo contra o Grêmio, estaremos fritos e não queremos sofrer por mais 38 anos.
Nesse estádio Centenário do Uruguai, o Flamengo, liderado por Zico, em 1981 foi Campeão da Libertadores pela primeira vez. Em 2019 foi No em Lima, Peru. E mais uma vez, no  Uruguai seremos Tri.
Somos Bi e estamos em busca do Tri. Para ascendermos ao mundial, coisa que os porquinhos ainda não têm.
Pra cima deles Flamengo!

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Estado de Espírito dos Flamenguistas.


Por: Rosinaldo Ferreira da Silva
Caras esposas rubro-negras,
Você, que é esposa de um flamenguista, já vou avisando, o estado de espírito do seu companheiro vai mudar. Ao longo da semana vais notá-lo inquieto, ansioso, nervoso, desinteressado dos assuntos do dia a dia, com a cabeça focada em um único assunto: a final da Libertadores.

E eu te peço, releve, entenda, esse é um momento único , só quem ama futebol sabe o peso disso.
Eu sei que muita gente vai dizer: “Ah, mas é só futebol, é só um jogo”, e é compreensível, afinal cada um tem seu gosto, suas preferências, para o flamenguista, o futebol é importante e o Flamengo é como se fosse um... digamos... ente querido: se ele perde, sofremos, se ele vence, sorrimos, se ele conquista, nos orgulhamos.

Já diz o hino: “eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo”.
Se te parece um exagero a euforia rubro-negra, uma rápida volta ao passado explica, para quem vivia de frustrações, colecionava eliminações e vexames, amargava dívidas intermináveis e pouco conquistava em campo, estar no patamar atual é sobrepor-se às nuvens, é viver, literalmente, um sonho, é dar-se conta de que a era de sofrimentos está finalmente dando lugar a um período de alegrias. Se será duradouro? Não sabemos, e é justamente por isso que o desfrutamos tão intensamente.

No sábado, não espere nada de um flamenguista, não peça nada a ele, não conte com ele, apenas deixe-o.
O título pode não vir? É claro, para um ganhar outro há de perder, porém a possibilidade de conquistar o títulos tão significativo, já faz desse, um período de redenção.

Se és flamenguista, respire fundo, amigo, tenha calma, a história costuma dar páginas às grandes equipes, confie⚫🔴🏆🙏✌

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Flamenguistas Selvagens!

FLAMENGO.
Selvagens.      
       Por: Menon, Uol Esportes

Foram chamados de selvagens.
E como chamar o capitalismo que nega a eles o que foi direito de seus pais e avós? O direito de ocupar o pior lugar, o mais incômodo, o mais barato lugar no Templo do Amor, onde se cultua a religião mais popular no Brasil.
Eles não podem mais ficar entre os seus, apinhados, encostados, suados. A eles, é negada a catarse. O gol, o abraço, o beijo, o suor, o grito, a comunhão. O gol. Que gol? Um gol que nem sempre é visto, é muita gente, a geral é pra muitos, mas que chega através de Jorge Cury, Waldir Amaral, João Saldanha, José Carlos Araújo, Luis Penido, Orlando Batista...
A eles é negado o mínimo. O direito de ser um geraldino.
A transformação de estádios em arenas passou uma borracha na geral. Futebol passou a ser coisa de bacana.
O mais próximo que podem ficar do Maracanã é em uma barraquinha vendendo camisa falsificada, amendoim, churrasquinho de gato, um goró. Um olho no troco e outro no rapa e uma vontade nunca realizada de estar do lado de dentro.
Detesto gourmetização da pobreza. Sabe aqueles filmes em que um cara sai de casa, na favela, é lógico, fala oi compadre para o vizinho e saem cantando um samba novo? Ou então, vê uma mulher bonita, fala uma gracinha e...estão transando gostoso?
Pois, é.
Não é assim, não. A vida do pobre é dura, um eterno se vira nos trinta, dividido entre tráfico, milícia e um mês que sempre dura mais que o salário. E bala perdida, que nunca acha a cabeça de rico.
Os geraldinos transformados em ambulantes que foram se despedir dos jogadores do Flamengo prefeririam ir a Montevidéu, adorariam ir ao Maracanã, mas não podem. Não mais.
O que fizeram foi um ato de pertencimento. De estar juntos com o time. De dizer traz o caneco pra mim. De poder contar ao filho que virá o pai esteve lá e ajudou o Flamengo a ser campeão. Se for, é claro. Se não for, não interessa. Ele estava lá declarando, da única maneira que restou, da única maneira permitida, no novo normal, o seu amor.
Selvagens!

sábado, 13 de novembro de 2021

O Flamengo gera um constante estado de transe.


Por Belarmino Mariano.
Quando digo que o Flamengo é um constante estado de transe, me refiro a torcida Rubro-Negra, pois se trata de 42 milhões de torcedores espalhados do Rio de Janeiro para todo o Brasil e grande parte do mundo.
A força da torcida do Flamengo é algo inexplicável, pois de crianças a adultos e idosos, de homens a mulheres e gays, os/as Flamenguistas não medem esforços para assumir e defender o seu amor pelo Urubu da Gávea. Todos dizem que ser Flamengo é Raça, Amor e Paixão.
Poderíamos recorrer aos vários momentos que a torcida do Flamengo se manifesta em torcer, mais iremos resumir esse momento as cinco últimas partidas do Flamengo nas quartas da Copa Libertadores da América de 2019, sob o comando de Jorge Jesus, até a Final em Lima contra o argentino River Play. Jogo que ocorreu em Lima, capital peruana, com Fla 2x1 River, tornando o Fla Bi-campeão da Libertadores e alterando uma história de 38 anos.
Foram dois jogos contra o Inter e dos jogos contra o Grêmio, nós quais o Flamengo obteve um empate e três vitórias, até a grande finar contra o River Play.
Foi um Frisson de emoções, de espectativas e transe. A torcida do Flamengo apelou para São Judas Tadeu e para todos os Orixás e entre as partidas 39 contra o Grêmio, com a histórica vitória de Fla 5 x 0 Grêmio e a partida 40, quando até os 89 minutos o Flamengo perdia de 1x0, mas  aos 90 minutos o Fla empatou o jogo e aos 93 minutos do segundo tempo a bola mágica e os pés de Diego Ribas encontraram Gabriel Barbosa na cabeça da área para estourar a rede dos argentinos. Acabou!!! O Flamengo é Bi Campeão da Libertadores.
Só um Flamenguista sabe o que é sentir essa emoção. E pré sentir e maior ainda, pois foi o que a torcida fez antes da viagem dos seus craques para Lima/Perú. Milhares de Flamenguistas no Maracanã, milhares de Flamenguistas no Perú e milhões de brasileiros nas avenidas do Rio de Janeiro e do Brasil.
Como disse Jorge Jesus, o futebol não é uma ciência exata, por isso o Flamengo é um dos maiores fenômenos humanos de emoções.

Eu sempre te amarei, onde estiver estarei hó meu mengoool...

Por Belarmino Mariano. Flamengo 2 x 4 Bayern. Caímos, mas foi de pé, em um jogão e, mesmo com a derrota, saímos de cabeça erguida, enfrentam...