quinta-feira, 28 de outubro de 2021

O Flamengo e o jogo dos 7 erros

Por: Belarmino Mariano

O futebol é um esporte que, assim como, em todos os demais, existem regras. Entre elas, a mais importante é fazer gol e, em muitos casos, quem não faz leva, mas para atingirmos esse objetivo, precisamos de calma, paciência e arrodeios. O jogo de bola é mesmo uma caixinha de surpresas. 
Dito isso, vamos entender os sete (7) grandes erros cometidos pelo Flamengo em suas últimas competições:
Erro 01) subestimar a capacidade dos adversários e esquecer que o jogo precisa transcorrer em 90 minutos, por isso, não adianta tentar massacrar o adversário, ficando com 70% do tempo de bola, pois só isso não garante vitória e você termina se desgastando muito e expondo algumas fraquezas ao seu oponente:
Erro 02) cada jogo é uma situação diferente, isso significa e exige, estratégias e táticas de atuação diferentes. O Flamengo joga do mesmo jeito, com todos seus adversários, independente da equipe que esteja em campo, inclusive a sua própria equipe, deixando seu jogo previsível e obrigando o adversário a uma única tática, se defender com unhas e dentes e só contraatacar;
Erro 03) Um time por melhor que seja, não pode adiantar todas as suas linhas, pois ficará descoberto em sua defesa, criando brechas e abrindo seu flanco para os oponentes. Ou seja, uma boa defesa ajuda ao ataque e virsi-versa;
Erro 04) no futebol, ninguém é tão perfeito ou tão bom o tempo todo. As vezes, a superioridade individual é muito importante, mas o futebol é um jogo coletivo. Se a equipe for desfalcada por algum motivo o treinador precisa fazer adaptações capazes de garantir o rendimento do time, sem expor sua fragilidade momentânea. 
O Flamengo têm sua equipe titular e jogadores auxiliares, mas há pelo menos dez jogos seguidos, vem jogando com grandes desfalques, mas continua forçando um único tipo de jogo, se tornando previsível demais;
Erro 05) Independente das competições em jogo, as táticas e estratégias precisam ser mudadas a fim de se evitar surpresas desagradáveis. Nos últimos anos, o Flamengo só joga para frente, avançado demais, chegando ao absurdo de colocar seus dez jogadores dentro do campo adversário e, em um tropeço, uma bola perdida o time leva os gols desnecessários, empatando ou perdendo os jogos;
Erro 06) futebol é um esporte que se joga de chuteiras, meião calção e camisa. Tamanco e salto alto não são permitidos, estão fora das regras. O ar de superioridade é a primeira fraqueza de uma equipe, por isso que leões são vulneráveis contra um bando de hienas, ou perdem caças preciosas, na maioria das vezes, até mesmo para pequenas presas, que escapam ilesas. Os tropeços do Rubro-Negro, em muitos casos foram muito parecidos com essa metáfora da lei da selva;
Erro 07) Todo jogo é imprevisível e ser favorito não quer dizer nada, pois mesmo que o ataque seja a melhor defesa, existem os contraataques venenosos e o oportunista se aproveita, justamente dos imprevistos.
Podemos dizer que o Flamengo, nos últimos anos, cometeu mais acertos do que erros, no entanto, alguns erros poderiam e deveriam ter sido evitados. Como em um jogo de xadrez, se as peças forem deslocadas com precipitação, deixam o Rei vulnerável demais. Nesse caso, o Rei é o goleiro e, o objetivo principal de qualquer equipe é vazar o goleiro e cometer o gol. Nossos goleiros são muito bons, nossa linha de defesa também é muito boa, mas, o mal posicionamento da defesa, deixa o goleiro completamente vulnerável.
Vejam os jogos em que o Flamengo levou sufoco, deixou o adversário mais tempo com a bola, jogou de igual para igual. A Nação criou muitas oportunidades promissoras e conquistou vitórias importantes.
Não adianta dizer que respeita o adversário da boca pra fora, pois, todas as equipes que jogam contra o Flamengo, jogam como se fosse a disputa de uma final e quando obtém êxito, vibram e comemoram como se tivesse conquistado um mundial.
Temos que reconhecer que o Flamengo é um dos maiores times da América, reconhecimento até dos próprios adversários e dos treinadores das seleções de diferentes países, que sempre convocam jogadores do Rubro-Negro, estes atletas ao saírem da sua concentração diária, perdem o foco e o ritmo de jogo. Isso atrapalha o clube significativamente. Reconhecemos que os jogadores estão sendo obrigados a jogar, em média, uma partida a cada três dias, provocando muitas lesões, stress das viagens e punições que desfalcam a equipe, mas para não parecer desculpa, o correto é admitir os erros e, em respeito a sua história de muitas conquistas e glórias, agora é levantar a cabeça, pois ainda temos muitos jogos pela frente. 
Isso aqui é FLAMENGO!



Um comentário:

  1. Tem que liberar Renato pra ele ir curtir futevôlei nas areias de Ipanema e esquecer futebol, saudades de Rogério, campeão carioca, brasileiro, recopa, o fanfarrão vai sair em baixa!

    ResponderExcluir

Eu sempre te amarei, onde estiver estarei hó meu mengoool...

Por Belarmino Mariano. Flamengo 2 x 4 Bayern. Caímos, mas foi de pé, em um jogão e, mesmo com a derrota, saímos de cabeça erguida, enfrentam...