O Jornal o Globo/Ipsos/Ipec, realizaram uma pesquisa em que confirmaram o crescimento da torcida do Flamengo (21,2%), em especial na relação aos grandes clubes de São Paulo, como: Corinthians(11,9%), Palmeiras (6,5%), São Paulo (6,4%), Vasco da Gama (3,4%), Grêmio (3,0%), Cruzeiro (2,3%), Atlético MG (2,3%), Bahia (2,2%) e Santos (2,0%). Esses 10 principais ficam bem longe do Flamengo que também tem como segunda maior torcida, vários estados do Brasil, inclusive o Estado de São Paulo.
Nos Estados do Norte, do Nordeste e do Centro Oeste, a torcida do Flamengo é a maior em quase todos os Estados. Assim como no Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de Estados do Sul do Brasil. O que confirma ao slogan de "Nação Rubro-Negra".
Outros times como Internacional, Botafogo, Sport do Recife, Fluminense, Seleção Brasileira, Vitória/BA, Fortaleza/Ce, Ceará, Santa Cruz/Pe, Atlético PR e Remo/PA que completam esse quadro de times citados, que somados, não chegam a 15% da pesquisa. Inclusive, alguns times que aparecem na série A, como Redbull Bragantino, Juventude e Mirassol, não apareceram nas estatísticas.
21,2% da população brasileira é equivalente a aproximadamente 45,2 milhões de pessoas, com base na estimativa de uma população total de 213,4 milhões de habitantes em 2025. Esse percentual representa a quarta maior população da América do Sul, sendo o Brasil: 213,4 milhões
Colômbia: 53,1 milhões
Argentina: 47,6 milhões.
O Flamengo com cerca de 45,2 milhões de pessoas, ultrapassou todos os demais países Sul-Americanos, aos exemplos de: Peru: 34,4 milhões; Venezuela: 26,7 milhões; Chile: 20,21 milhões; Equador: 18,10 milhões; Bolívia: 12,45 milhões; Paraguai: 6,97 milhões; Uruguai: 3,51 milhões de habitantes. Agora alguns vão entender o que significa "O Flamengo é uma Nação".
De acordo com pesquisa do CNN/Esportes, através da Quaest/CNN/Itatiaia, 72% da torcida do Flamengo se encontra em outras regiões do Brasil, enquanto 28% fica no Sudeste, região de origem do Clube. A distribuição é a seguinte: Nordeste - 32%; Sudeste - 28%;
Norte - 15%; Centro-Oeste - 14% e no Sul - 11%. O mais interessante é que o Nordeste, em termos regionais concentra a maior torcida do Flamengo, inclusive como sendo maior do as torcidas dos times da região.
O Flamengo também possui torcidas organizadas em outros países, e dessas mais de 2 milhões de emigrantes podem se identificar como flamenguistas, em especial nos EUA e na Europa (Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália e Reino Unido, etc.).
A pesquisa do Jornal o Globo/Ipsos/Ipec, apontou para uma margem de erro de até 2%, e se incluirmos os torcedores do Flamengo fora do Brasil, esse número pode se aproximar dos 50 milhões de Flamenguistas.
Como pesquisador de Geografia, já orientei duas pesquisas sobre o Flamengo e sua torcida, inclusive com forte influência na dinâmica sócio econômica do mundo do futebol e do consumo de produtos voltados para esse seguimento.
*Por Belarmino Mariano.
Fonte:
Jornal o Globo/Ipsos/Ipec, 2025.
https://worldatlas.mediaz.net/datalist/samerica/cnt-largest_countries?hl=pt
https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/flamengo/pesquisa-revela-que-72-dos-torcedores-do-flamengo-estao-fora-do-sudeste/
https://guarabira50graus.blogspot.com/2019/11/no-pais-do-futebol-o-flamengo-e-uma.html?m=1
https://radicaislivreseco.blogspot.com/2019/12/flamengo-o-decimo-segundo-jogador.html?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário