domingo, 7 de dezembro de 2025

"Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo" (Lamartine Babo, 1945).

Por Belarmino Mariano*

Com esse trecho do hino do Clube de Ragatss Flamengo, "Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo" (Lamartine Babo, 1945). Quero começar essa homenagem ao que me trás muita alegria.

Que loucura, que espetáculo, que fenômeno de massas. São 45 milhões de torcedores, mais alguns milhões simpáticos e crescendo a cada ano, pois a criançada, logo cedo, já está escolhendo torcer pelo Flamengo.

Ontem fiz questão de fazer uma busca nas redes sociais sobre a "Festa do Tetra do Flamengo na Libertadores 2025". É insano ver as imagens. Primeiro fiz uma busca nas capitais e na Região Nordeste e Norte, algumas concentrações com mais de 100 mil pessoas, diante de telões e potentes caixas de som. 

Da revanche contra o Palmeiras, a apoteose do "vencer, vencer, vencer e vencer!!!!". Primeiro clube brasileiro a ganhar quatro vezes a Copa Libertadores da América. Quando vejo as imagens, eos flamenguistas incontidos e aos prantos, em um choro de alegria. Choram jogadores caídos no Monumental Nunes em Lima, chora o Felipe Luiz e toda a comissão técnica e, choram 40 mil torcedores em Lima e 45 milhões em todos os Estados do Brasil e espalhados pelo mundo.

A capital peruana de Lima, concentrou mais de 40 mil flamenguistas, isso apenas com base nos ingressos vendidos, pois muita gente assistiu o jogo nos bares da capital peruana.

No Maracanã, diante de 14 telões, quase 30 mil flamenguistas assistiram o jogo e fizeram a "Flafest". Em milagres de cidades do Brasil, torcidas organizadas e até governos municipais, disponibilizaram telões e as torcidas mistas de Flamengo, Palmeiras e rivais, assistiram o jogo e depois fizeram a festa.

Quando avancei nas pesquisas, encontrei imagens de festas de torcedores do Flamengo na Inglaterra, Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Austrália e Estados Unidos, entre outros. Isso demonstra que em termos de torcida, o Flamengo é mundial.

Para finalizar, vi uma cidade do Amazonas em que a festa teve carreata arrastada por um trator e em plena chuva. "Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer". "O Flamengo é do povo, o Flamengo é fenomenal e infinito", como disse o jogador italiano Jorginho.

Em Termos econômicos, isso é incontrolável. Entre camisas e bandeiras, ingressos, cerveja e churrasco, são milhões. A rede globo, detentora dos direitos de transmissão, bateu todos os recordes do ano e da própria emissora. O Flamengo embolsou 24 milhões de dólares e na próxima quarta-feira, tem a final antecipada do brasileirão 2025.

A torcida do Flamengo está em êxtase, basta observar a AeroFla, os mais de 40 mil em Lima, os mais de 40 mil que assistiram o jogo em 14 telões no Maracanã, a festa na Favela da Rochinha e Complexo do Alemão e os mais de 72 mil ingressos para Flamengo X Ceará na próxima quarta. 

Isso aqui é Flamengo Carajo!!!

*Por Belarmino Mariano. Imagens das redes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vasco: o freguês de décadas a gente trata bem.

Por Belarmino Mariano* Primeira vitória de parte dos titulares do Flamengo 1x0 Vasco, com golaço de Carrascal. O Vasco já teve ...